Uma retrospectiva da semana sem PM no ES

(Fonte da imagem: Gazeta Online)

5 de Fevereiro, “primeiro” dia de paralisação total: Primeiro questionamento aos “especialistas” e intelectuais de esquerda que defendiam o “Fim da Polícia Militar” ou sua “desmilitarização”[1]. Algumas observações sobre o desarmamento civil e suas inevitáveis consequências  para a população em geral. No dia 6, Marcelo Freixo começa a fazer política …

Continuar lendo »

Política se trata de ideias?

(Fonte da imagem: Folha de S. Paulo)

O processo político é movido por ideias, poderiam argumentar alguns, mas somente ideias são o suficiente? Acredito que qualquer criatura da espécie homo sapiens é capaz de ter ideias, porém o que me preocupa por trás de qualquer ideia é a pessoa que a veicula. O processo de análise de …

Continuar lendo »

Os canalhas de outrora e a última saudação

(Fonte da imagem: Reprodução)

Ter a experiência de escrever no Minuto Produtivo foi uma coisa maravilhosa. Este foi um ambiente e um mecanismo que me permitiu aprimorar meus estudos e divulgar ideias. Meus textos aqui publicados seguirão como patrimônio do site enquanto for do interesse dos proprietários. Contudo, hoje anuncio meu desligamento voluntário da página. …

Continuar lendo »

A importância de Paulo Francis

(Fonte da imagem: Reprodução)

Foi com Paulo Francis, em meados do ano de 2006, que pude enxergar a política de uma forma distinta e esclarecedora. Ainda adolescente, me envolvi com movimentos de esquerda, que incluíram filiação a partido político. Bastou uma desilusão para Francis, à época morto já haviam dez anos, me fazer enxergar …

Continuar lendo »

Seria a “nova direita” uma religião política?

o-pioneirismo-estado-moderno-portugues-1308173186

Eric Voegelin, Arnold J. Toynbee, Orlando Fedeli, Christopher A. Ferrara, são só alguns autores que li que trabalham bem com o conceito de gnosticismo para explicar fenômenos da política moderna. Recentemente, discutindo com alguns amigos, me dei conta de que os cristãos (em sentido lato) estão perdendo a noção de …

Continuar lendo »

A certidão de nascimento da tirania

7f2f1

Estava por esses dias “folheando” em pdf a obra de Benjamin Wiker, “10 livros que estragaram o mundo” e é uma obra interessante mais pelos autores que faltaram do que pelos que estão presentes. Maquiavel – que Wiker citou – foi quem inaugurou o pensamento tirânico, mas foi uma pedrada …

Continuar lendo »