Empreendedorismo

Cinco atitudes de empreendedores de sucesso

Baseada em sua experiência no ramo corporativo, a doutora em Linguistíca Vivian Rio Stella apresenta cinco atitudes de empreendedores de sucesso.

LinkedInTumblrRedditWhatsAppEmailGoogle GmailYahoo MailWordPress
Ao abrir um negócio, além das usuais reflexões, dúvidas e preocupações que tal empreitada demanda, o empreendedor se vê diante de inúmeros desafios relacionados à produtividade e à gestão de pessoas. Não à toa, aquela utópica ideia de que passará a ter mais tempo livre e lidar com menos problemas logo cai por terra. O trabalho é certamente árduo, mas um bom empreendedor transforma desafios em oportunidades – e está aí o pulo do gato.

Publicidade

Com base em sua experiência ao longo de anos como professora e coaching de executivos, a doutora em Linguistíca Vivian Rio Stella elenca cinco atitudes para empreender com sucesso.

Criar uma rotina de trabalho

Por mais que a vida do empreendedor seja pouco rotineira, dada a multiplicidade de demandas que precisa administrar e resolver, é importante estabelecer uma periodicidade para certas tarefas, especialmente as consideradas estratégicas para o negócio. Caso contrário, a agenda passa a ser tomada pelos “incêndios para apagar” e a visão de futuro e ações ligadas ao core business passam a ficar em segundo plano – um risco alto para o negócio.

Veja também:  O caso do filho da Tati Quebra Barraco: onde estava a mãe?

Estabelecer metas e resultados

Claro, um negócio não sobrevive ou cresce sem metas e resultados definidos, mas é fundamental que o empreendedor faça essas definições para si mesmo, seus colaboradores e, consequentemente, para a empresa. Só assim será possível mensurar se certo investimento valeu a pena, se o fornecedor tem gerado o resultado esperado ou se o colaborador tem chances de ser promovido ou receber bonificação, por exemplo. Focar em resultados reduz a importância do tempo e da forma como os colaboradores exercem suas atividades, minimiza a força da hierarquia e propicia uma gestão mais horizontal, uma forte tendência em gestão.

Acompanhar resultados

Uma vez que foram estabelecidos objetivos claros, específicos, com etapas pré-definidas e atingíveis, para que o colaborador saiba o que precisa ser feito e para quando, é papel do empreendedor acompanhar o que está sendo feito. É altamente recomendável definir estratégias de acompanhamento em etapas intermediárias da execução das atividades (via relatórios, calls ou reuniões periódicas).

Delegar e contar com profissionais competentes

Existe uma tendência de centralização das atividades, como se isso fosse garantir a qualidade da entrega. Ledo engano! Às vezes, a dificuldade em delegar pode surtir o efeito contrário e impactar produtividade, qualidade, pontualidade ou imagem da empresa. O empreendedor precisa praticar o desapego, elencar as atividades delegáveis e contar com profissionais (empregados, colaboradores ou fornecedores) que tenham condições de entregar um excelente resultado.

Veja também:  O "pacotão do bem" de Casagrande: será que vai dar certo?

Otimizar o uso de tecnologias

Empreendedor de sucesso precisa estar acessível a seus colaboradores e clientes, principalmente em tempos em que o cara a cara é cada vez menos frequente, como no caso de equipes territorialmente distribuídas e/ou em regimes de homeoffice. A boa notícia é o mundo globalizado disponibiliza uma infinidade de tecnologias para manter as pessoas cada vez mais próximas, seja através de programas e aplicativos de comunicação como Skype ou Whatsapp ou aplicativos colaborativos de gestão de conteúdos e de ações como o Evernote, Asana, Quip, Podio ou Weekdone – ou ainda os clássicos, mas sempre importantes e nunca ultrapassados, e-mails e telefonemas.

Publicidade

Vivian Rio Stella é Doutora em Linguística pela Unicamp, pesquisadora de Pós-Doutorado no grupo Atelier da PUC-SP, consultora e diretora da empresa de treinamento executivo VRS Cursos (www.vrscursos.com.br)

Publicidade

Veja também

FOTO-CABIFY-PERÚ-1

Rival do Uber chega ao Brasil em maio com preço competitivo

A Cabify é uma companhia espanhola que desembarca no Brasil em maio, começando pela cidade …