Invasões: a vergonha de 2016

(Fonte da imagem: Spotniks)

  2016 foi um ano de profunda agitação política no Brasil, tendo como o ápice o afastamento definitivo de Dilma Rousseff após um longo e alegórico processo de impeachment. E não era preciso ser gênio para saber que tal fato geraria lamentações apoteóticas à uma esquerda já tão acostumada com …

Continuar lendo »

José de Abreu vai ter que devolver 300 000 reais captados na lei Rouanet

ze-de-abreu

Saiu publicado no Diário Oficial uma portaria do Ministério da Cultura solicitando a devolução de recursos da lei Rouanet. De acordo com o texto, o ator José de Abreu terá de devolver 300 000 reais captados para a turnê do espetáculo Fala, Zé pelo Sudeste. Diário Oficial da União: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=18/11/2016&jornal=1&pagina=18&totalArquivos=528

Continuar lendo »

Pixotadas historiográficas da “nova direita”.

(Fonte da imagem: Amazon)

Não é a primeira vez que critico os pretensos historiadores da “nova direita” e defendo certas perspectivas históricas, políticas e econômicas que irritam boa parte dos “neodireitistas”. Já critiquei, por exemplo, o Leandro Narloch, que já me pareceu alguém sério, mas que virou uma espécie de “psolista de direita”. Hoje vou falar …

Continuar lendo »

Outra barragem na região do Rio Doce pode se romper

Depois de uma tragédia, outra? (Fonte da imagem: VEJA)

Há onze meses, o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), bem como a região do Rio Doce, seriam duramente castigados pelo rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Samarco. Além de dezenove mortos e dois desaparecidos, a tragédia mudou drasticamente a rotina de diversas cidades cortadas pelo rio, sobretudo na …

Continuar lendo »

Uma breve defesa dos “saquaremas”

captura-de-tela-2015-11-15-as-13-20-42

É muito comum vermos ecoar nos grupos mais afeitos a historiografia a ideia de que a abolição da escravatura teria sido obra dos liberais e que a proclamação da República teria sido uma vingança sórdida perpetrada por conservadores escravistas a mando de grandes fazendeiros. Essa perspectiva de que os conservadores …

Continuar lendo »